quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Cinco Minutos no teatro



Antunes Filho, importante dramaturgo brasileiro e criador do CPT (Círculo de Dramaturgia do Centro de Pesquisas Teatrais) que, dentre outros projetos, mantém uma série na TV Cultura, definiu Silvia Gomez como uma dramaturga genial. Silivia também conta com o apoio da Revista Bravo!. A conceituada revista de arte apostou na mineira na edição de maio, tecendo uma crítica positiva á sua primeira peça de teatro, “O céu cinco minutos antes da tempestade”. O espetáculo é dirigido pelo também jovem diretor, Eric Lenate, e se baseia no livro de José de Alencar, Cinco Minutos.



Romantismo na obra

  O Romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais.
  Já dá pra ver que no livro Cinco Minutos aparecem a maioria dessas características do Romantismo, mas concerteza os que mais se destacam são a fé e a paixão, a fé por que o Protagonista apaixonado tem fé de que sua amada, Carlota, ficará melhor da sua doença incurável, como ficou, e no final os dois puderam ficar juntos.